20 agosto 2015

     Naquele dia caminhavam juntos. Era uma estrada torta. Não enxergavam muito adiante. Não se via além de algumas curvas. Era uma estrada torta. E caminhavam juntos, enquanto cada um olhava em silêncio o rastro de pegadas que deixava para trás.
     O meio, o presente, era quase imperceptível. Caminhavam juntos. Escondiam medos no peito vazio. E em suspiros longos o amor abrigo. O amor era abrigo guardado. O segredo era a paciência. O fato mais bonito do dia era quando as mãos levemente se tocavam. O tato lembrava a companhia. Os dedos aqueciam o corpo. Etérico demais.  

-- Ei! Pare!
- O que foi?
-- Eu preciso parar. 
- Agora?
-- Sim. 
- Mas porquê?
-- Porque é uma estrada. Só caminhar já me cansou. 
- Você só pode estar me zuando! Nem começamos ainda. 
-- Você quer chegar onde?
- Quero chegar num lugar mais seguro. Quero sair dessa terra leve e alcançar o chão sólido. Onde seja melhor pra pisar. 
-- E onde fica esse chão?
- Sei lá. Fica para além. 
-- Como você pode ter certeza se as curvas ofuscam a vista?
- Porque é o que dizem. Vamos!

       A noite chegou mais fria. Ela dormiu. Ele avistou uma montanha muito alta, pouco iluminada, que ficava perto dali. Logo pensou em dormir e acordar para levá-la lá. Tinha uma ideia. Mas o sono não veio. Quando se tem uma ideia ou uma vontade forte no coração não há espaço pra sono. 
       Ele a olhava dormir. Sonhava sozinho. Sabia que seria um dia duro amanhã. Suspirou. E o amor se colocou novamente guardado. A chave era a paciência. 

-- Bom dia, flor!
- Bom dia, raio de sol. Você vem sempre aqui?
-- Nunca estive aqui antes. Não é lindo?
- Oi?
-- É sim. 
- Ei! Temos que ir. 
-- Você confia em mim?
- Eu não funciono muito bem pela manhã. Posso responder a noite?
-- A noite você tem sono. Tente responder. Estamos nessa estrada juntos, você confia em mim nessa caminhada?
- Se não confiasse em você não estaria nisso com você!
-- Então vamos. Preciso te mostrar uma coisa que vi essa noite enquanto você dormia. 
- Tá bom. Vamos. 

     Ela confiava. Ele sabia que confiava, afinal estavam juntos. 

- Onde vamos?
-- Subir uma montanha. 
- É? Deixa eu pegar meu tênis então. 
-- Deixo. 

    Sim, ela era bundona. [...] Subiram a montanha e chegaram no topo, suados. 

-- Eu te trouxe aqui pra te mostrar algo muito importante. Você consegue ver aquele pedaço de chão lá em baixo? 
- Sim. 
-- É a nossa estrada. 
- Sério? Parece tão pequena daqui. Parece tão diferente. Que lugar bonito ao redor. 
-- Sabe esse ao redor? Faz parte da estrada. São lugares onde as pessoas quase nunca vão. Estão sempre tão focadas na estrada que nem percebem que existem paisagens. É só parar um pouco pra respirar e procurar. 
- É lindo. 
-- Foi o que eu disse lá em baixo. 
- É sim. 

    Pela primeira vez nesse caminho eles deram as mãos com vontade. Não queriam sentir aquela beleza sem o toque. 

- Olha! Eu consigo ver a estrada toda agora.
-- O que acha dela? Consegue ver o seu chão sólido?
- Não! =(
-- E o que você acha do chão do topo da montanha? Não parece bom estar aqui?
- Sim. Eu nunca estive aqui antes. 
-- Nem eu. 
- Será que podemos ficar aqui mais um pouco? 
-- Claro que sim. Se você se esquecer um pouco do caminho podemos passar mais tempo aqui. Mas há algo a mais nisso tudo. 
- Como assim?
-- Nós não podemos deixar de caminhar. A estrada parece longa lá em baixo. Mas aqui de cima eu vejo que não é tão longa assim. Parece tão rápida. Parece tão incerta e até mesmo frágil. 
- Como a vida. 
-- É a vida!

...

-- Sabe. Do que adianta correr tanto em busca de um lugar melhor se a gente pode aproveitar cada paisagem nessa estrada cheia de curvas?
- Não é perigoso desafiar a natureza dessa forma?
-- A natureza também tem a sua estrada. Veja o que ela nos oferece. São coisas maravilhosas. Ela nos deu a vida e agora os passos são nossos. A natureza é para ser respeitada. Mas o caminho é nosso. 
- Não é tão fácil. 
-- Eu não posso continuar correndo tanto assim ao seu lado sem pegar a sua mão e te tirar do foco para ver lugares tão bonitos. Nós aprendemos a trilhar esse caminho. Muita coisa nessa estrada é imposta. Se a gente não parar as vezes. Se a gente não desafiar a natureza será uma estrada comum. Quem seguiu assim e chegou ao fim contou a mesma história. Eu quero chegar ao fim e com lembranças de montanha. De pegar a sua mão em lugares onde poucos estiveram. Simplesmente porque a estrada fica muito mais prazerosa assim. 

...







Nenhum comentário:

Postar um comentário